A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou, no domingo (24), a morte de uma pessoa em decorrência das chuvas intensas que atingiram o município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A vítima, uma mulher de 28 anos, foi arrastada pela enxurrada após sair do seu veículo, que estava sendo alagado.
Além do óbito, a chuva causou danos em vários pontos da Avenida Rondon Pacheco, onde carros foram arrastados pela enxurrada, houve a queda de um muro e pequenos deslizamentos. No entanto, a situação está sob controle e os serviços de energia elétrica, abastecimento de água, internet e telefonia não foram afetados. Não há comunidades ilhadas nem rodovias obstruídas.
Desde o dia 22 de setembro, 140 pessoas ficaram desabrigadas e 293 foram desalojadas de suas residências em 13 municípios de Minas Gerais. A Defesa Civil orienta que a população se inscreva no sistema de alertas meteorológicos, enviando uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.
A previsão para as próximas 24 horas é de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões do noroeste, norte e Vale do Jequitinhonha. No Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e na Central Mineira, o céu ficará nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais regiões, o céu será nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada.
As temperaturas permanecerão estáveis, com máxima de 32°C e mínima de 10°C. Em Belo Horizonte, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada. As temperaturas também se manterão estáveis na capital, com máxima de 27°C e mínima de 15°C.
A Defesa Civil de Minas Gerais está monitorando todos os eventos associados ao período chuvoso e está pronta para apoiar os municípios nas ações de resposta, como a decretação de situação de anormalidade, distribuição de ajuda humanitária, elaboração de planos de trabalho para captação de recursos para reconstrução, entre outras medidas.