Por mais que você encontre o imóvel dos sonhos com a imobiliária, conforme o tempo passa é necessário realizar algumas manutenções na casa ou apartamento, a fim de garantir beleza, bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Nesse sentido, as manchas de ferrugem podem ser bastante incômodas e até mesmo inviabilizar o uso de certos itens, impactando também a praticidade no dia a dia. Contudo, antes mesmo de descartar os objetos, é importante analisar se é possível melhorar as manchas ou eliminá-las por completo. Inclusive, existem diversas formas simples de remover a ferrugem de utensílios domésticos, peças decorativas e piso.

Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas práticas e eficientes de como remover as manchas de ferrugem em casa. Vamos lá?

Como as manchas de ferrugem surgem e o que fazer para evitar?

Como tirar mancha de ferrugem da casa?
Foto de Akhi art

Antes de falarmos sobre as técnicas para eliminar as manchas, é importante entender como elas surgem nos objetos e partes da casa. Dessa forma, você consegue prevenir no futuro e eliminar essa dor de cabeça.

Sendo assim, a ferrugem surge do processo de combinação de ferro e oxigênio que está presente no ar e água, sendo que o contato entre eles acaba desgrudando a estrutura do objeto.

Um bom exemplo para citar são as regiões litorâneas, visto que têm bastante contato com água e, como consequência, maior incidência de ferrugem nos objetos, espaços e até mesmo nas roupas. Portanto, é essencial entender como remover esse tipo de mancha de diferentes superfícies, principalmente se quer aumentar a durabilidade do item.

Para prevenir o surgimento da ferrugem, o ideal é evitar o contato com a água, secando constantemente os objetos, por exemplo. Da mesma forma, realizar uma limpeza frequente também é importante, pois ela ajuda a evitar o aparecimento das manchas. Por fim, outra dica de prevenção é usar tintas especiais de proteção, desde que você cheque as instruções do fabricante e seja permitido o uso nos objetos e paredes.

Como tirar manchas de ferrugem?

Agora que você sabe como prevenir as manchas de ferrugem, temos certeza que seu dia a dia será mais prático. Contudo, pode ser que você tenha algumas delas espalhadas por sua casa e apartamento. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas simples para removê-las com eficiência:

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais funcionais disponíveis no mercado, podendo ser usado em receitas de alimentos, receitas de limpeza e inclusive para retirar a mancha de ferrugem dos objetos. Sendo assim, nesse caso ele consegue interagir com as moléculas orgânicas da ferrugem e promover sua dissolução. Para isso, misture o bicarbonato com água até formar uma pasta, aplicando em seguida na parte enferrujada e deixando agir por 10 minutos. Depois, retire com água ou pano úmido.

Limão

Outra opção muito versátil é o limão, que além de dar sabor ao dia a dia, também ajuda a limpar ferrugem. A fruta cítrica e aromática tem uma ação potente quando usada em tarefas domésticas, sendo uma opção simples e econômica. Portanto, corte um limão no meio e esfregue-o sobre a área até que a mancha saia. Caso perceba que a ferrugem está impregnada, jogue sal e pingue gotas de limão, deixando a solução descansar por um dia. Em seguida, lave e seque.

Bebidas com gás

As bebidas gaseificadas são excelentes para remover manchas de ferrugem, visto que possuem ácido cítrico, que além de eliminar a mancha, consegue preveni-la. Então, você só precisa de um pano umedecido nesse tipo de bebida e esfregar na área manchada. Em seguida, lave a peça com água e sabão. Vale lembrar que a coca-cola é uma das mais populares, mas você pode optar por usar outras bebidas gaseificadas, se preferir.

Batata

A batata é mais indicada para manchas leves e fáceis de remover. Para isso, corte ela ao meio e esfregue-a diretamente na área. Se quiser otimizar o resultado, passe sal grosso e transforme-a num tipo de lixa.

Vinagre, limão e detergente

Misture 3 colheres de sopa de vinagre branco, 3 colheres de sopa de suco de limão e 1 colher de detergente neutro. Em seguida, coloque a mistura sobre a mancha e deixe agir. Caso ela seja mais antiga e impregnada, deixe por mais tempo. Para finalizar, pegue uma bucha e retire tudo, sem esfregar com muita força.

Então, agora que você sabe como retirar as manchas de ferrugem de sua casa, roupas e objetos, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se de analisar com cuidado cada tipo de mancha e a superfície, a fim de evitar danos nos objetos. Além disso, tenha em mente que mais do que remover esse tipo de mancha, é importante também prevenir seu surgimento, pois com isso você aumenta a durabilidade das peças e evita perder tempo removendo as manchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.