O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) apresentou detalhes sobre as obras de modernização do Alto Corcovado, localizado no Parque Nacional da Tijuca, onde fica o Cristo Redentor. Além disso, confirmou a instalação de uma ambulância do tipo UTI Móvel para atender os visitantes. O serviço funcionará todos os dias, das 7h às 19h, após a morte de um turista, Jorge Alex Duarte, 54 anos, que sofreu um infarto nas escadarias do monumento.
A família da vítima denunciou que o posto de atendimento médico estava fechado quando o turista passou mal. “A demanda pela ambulância ficou bastante evidente nos últimos dias. Mas eu gostaria de esclarecer que, no histórico do Parque Nacional, nunca ocorreu a perda de uma pessoa. Em novembro do ano passado, por exemplo, tivemos 100 mil visitantes. Em torno de 54 pessoas demandaram atendimento no posto de primeiros socorros, e não houve nenhuma necessidade de retirada dessas pessoas da área”, disse o presidente do ICMBio, Mauro Pires.
O ICMBio disse que a concessionária Trem do Corcovado, que administra um dos meios de transporte até o Cristo Redentor, é responsável por manter o posto de primeiros socorros no Alto Corcovado. Por contrato, o local deve funcionar durante todo o horário de visitação, atualmente entre 7h e 19h, com uma equipe mínima de dois socorristas. O ICMBio está investigando o caso e apresentará um relatório completo sobre o episódio.
Além disso, o ICMBio informou a apresentação de um plano de investimento de R$ 75 milhões no Parque Nacional, que incluirá a modernização dos elevadores do Cristo Redentor e a revitalização do acesso ao monstro. As obras estarão prontas em até 10 meses. A previsão é que a parte superior do Alto Corcovado esteja totalmente pronta para o verão de 2026/2027. A segunda fase, que incluirá obras de melhoria da parte inferior do platô do Alto Corcovado, está prevista para ocorrer entre 2027 e 2029.
Entre as mudanças previstas estão um novo espaço de alimentação, um novo mirante com vista panorâmica do Rio de Janeiro, um elevador conectando visitantes com deficiência entre os andares, escadas rolantes novas e um plano inclinado automático acoplado às escadas, e quatro ilhas de hidratação.