A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está preparada para uma cobertura especial do G20 Social e da Cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 19 de novembro. A EBC é emissora parceira do evento e contará com cerca de 300 profissionais para gerar imagens e cobertura jornalística para seus principais produtos, incluindo a Agência Brasil, TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rádio Nacional, Radioagência Nacional, Canal Gov, Agência Gov e redes sociais.
O G20 Social é uma inovação instituída pelo governo brasileiro, que preside o grupo pela primeira vez, com o objetivo de ampliar o diálogo entre os líderes governamentais e a sociedade civil. A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo Brasil na presidência rotativa do grupo, no qual chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.
A EBC contará com dois estúdios, um no Espaço Kobra, no G20 Social, e outro no Museu de Arte Moderna (MAM), para a cobertura dos encontros entre líderes, acordos e debates. A empresa também transmitirá 13 horas diárias de programação pelo Canal Gov, a partir de quinta-feira (14), com o programa Giro Social, que apresentará entrevistas com ministros que liderarão discussões do G20.
A Voz do Brasil, programa radiofônico mais antigo em exibição no Hemisfério Sul, terá edições especiais durante o G20 Social e a Cúpula, direto do Rio de Janeiro. A Agência Gov também contará com cobertura dos encontros entre líderes, acordos e debates, com distribuição de material em texto, áudio e vídeo.
Durante todo o evento, a TV Brasil transmitirá seus dois telejornais, Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil, diretamente do Rio de Janeiro, trazendo um resumo das principais notícias do G20 com apresentação de Luciana Barreto e Bárbara Pereira. A Agência Brasil também acompanhará as principais notícias e discussões do evento em tempo real, com textos traduzidos para o inglês e o espanhol, além da produção fotojornalística.
Além disso, a EBC transmitirá os principais shows do Aliança Global Festival, que ocorrerá em paralelo ao G20, com estrelas da música nacional. O festival será transmitido no canal do YouTube da TV Brasil entre os dias 14 e 16 de novembro no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, a partir das 19h.
A cobertura especial da EBC visa transmitir para todo o mundo as imagens e o conteúdo das discussões durante o evento, em consonância com a sua missão de difundir a informação. O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, destaca que o Brasil volta a ocupar um papel de protagonismo no debate do G20 sobre os principais desafios globais em áreas estratégicas como mudanças climáticas, combate à fome e à pobreza, além da reforma dos organismos multilaterais.