Para que você entenda as funções do escape de moto é importante também que se tenha conhecimento em relação aos seus componentes, assim como aos tipos de escape que existem no mercado.

Além disso, nesse post apresentaremos algumas dicas de como você pode limpar o escape de sua moto.

Caso você tenha se interessados pelas informações, continue lendo o nosso texto e tire todas as dúvidas sobre as funções de um escapamento de moto.

Entenda as funções do escape de moto

Entenda as funções do escape de moto
Foto de pt

É importante que você entenda que o escape de moto é um tubo de exaustão que está perto da roda traseira, porém ele é muito mais que isso, uma vez que esse sistema é responsável por amenizar tanto a poluição atmosférica, como também a poluição sonora.

Sendo assim, podemos dizer que primeiramente, o escapamento faz a coleta de gases gerados pela combustão, ou seja, queima de combustível.

Dessa maneira, pode ser um motor a gasolina, ou um motor flex, o mesmo irá gerar gases em alta concentração que irão poluir, porém os mesmos irão passar por catalizadores e filtros do escapamento diminuindo assim o impacto desses gases no meio ambiente.

Outra relação muito importante do escape de moto está ligada com o som que é produzido pelo motor, uma vez que o escapamento possui válvulas e componentes que podem abafar o barulho ou controlar a intensidade do mesmo.

Essa função é bastante importante uma vez que, o motor da moto quando exposto pode causar um grande incômodo, principalmente nas cidades.

É importante destacar também que o escape completo de uma moto, proporciona o bom funcionamento do motor da mesma.

Em resumo, podemos afirmar que, a exaustão correta dos gases está ligada diretamente ao desempenho do motor da moto, uma vez que, trabalha em um ciclo contínuo.

Componentes do escape de moto

É de grande importância que você possa conhecer os componentes que estão presentes no sistema de escapamento de uma moto.

Para que você consiga promover uma manutenção preventiva, além de identificar possíveis avarias, é essencial que você conheça bem os componentes do escape de uma moto.

Sendo assim, confira:

  • Coletor: ele é um componente que fica unido ao cabeçote do motor da moto e como o nome já diz, coleta os gases dos cilindros que se formam após o combustível ser queimado;
  • Catalisador: ele tem como função fazer o tratamento, assim como a conversão de gases provenientes da combustão para que os mesmos sejam menos danosos e poluentes para o meio ambiente;
  • Silenciador: esse componente é a ponta do escapamento da moto, sendo ele responsável pelo abafamento ou redução do barulho gerado pela queima de combustível;
  • Turbina: em motos com escapamentos esportivos, o que é chamado de turbocompressor, coleta o ar e o comprime, entregando assim um ar mais frio e de melhor qualidade para a queima do combustível;

Esses são alguns componentes que estão presentes no escape da moto, assim como as suas determinadas funções.

Tipos de escape

Depois de entender quais são as peças da moto que compõem um escape, é importante que você também conheça os tipos de escapamento disponíveis no mercado.

Sendo assim, vamos conhece-los.

Escape Original

Esse tipo de modelo é desenvolvido de acordo com o projeto que a montadora criou, sendo esse uma excelente opção, uma vez que ele considera todas as condições adequadas para o funcionamento do motor, injeção eletrônica e sistema de exaustão.

Esse tipo de escapamento também é adequado uma vez que, ele segue todos os parâmetros exigidos no controle tanto da poluição atmosférica, como também de poluição sonora.

Escape Esportivo

Nesse modelo a moto ficará com um som mais forte, e muitas vezes na teoria esse tipo de escapamento também ajuda na performance da moto.

É importante destacar também que não só o sistema completo de escapamento esportivo é considerado, outros componentes como as ponteiras esportivas também são levados em conta.

Customizar o escapamento da moto é muito comum do que se imagina, principalmente para quem gosta de dar mais personalidade para a motocicleta.

Esse tipo de alteração é permitido por lei, porém é importante que a modificação não vá contra as exigências do Código de Trânsito Brasileiro.

Como limpar o escape de sua moto?

Fazer a limpeza do escapamento, além de garantir uma boa aparência, também é importante para manter uma manutenção preventiva, uma vez que, ela evita que tubos fiquem entupidos por conta da sujeira.

Sendo assim, o ideal é que você comece a limpeza pelas laterais, claro que tomando cuidado para que a água não entre no cano de escape.

Utilize também produtos específicos para uma limpeza automotiva, enxague com água e seque as peças com um pano não abrasivo.

Essas são as funções do escape de uma moto, sua importância e dicas de como fazer para manter essa parte de sua motocicleta limpas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.