O Rio de Janeiro receberá, nos próximos dias 14, 15 e 16 de novembro, o Aliança Global Festival Contra Fome e Pobreza, um evento que integra a programação do G20 e busca promover discussão e engajamento sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
O festival, que terá entrada livre e gratuita, será realizado na Praça Mauá a partir das 17h e contará com 30 atrações, incluindo apresentações de artistas como Seu Jorge, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho e muitos outros.
O festival está dividido em três noites temáticas. A primeira noite, “Muito Obrigado Axé”, será inspirada na ancestralidade e herança africana, e terá direção musical assinada por Kainã do Jêje e Marcelo Galter. A segunda noite, “O show tem que continuar”, celebrará o ritmo tipicamente brasileiro, o povo, a arte, o movimento e a rua, com direção musical de Pretinho da Serrinha. A terceira e última noite, “Pro dia nascer feliz”, reunirá múltiplas sonoridades e vertentes musicais para celebrar a diversidade e a esperança em um futuro com justiça social, com direção musical de Marcus Preto e Mateus Simões.
Cada noite terá um tema e uma abordagem musical única, mas todos os eventos irão se concentrar em promover discussão e engajamento sobre a luta contra a fome e a pobreza. O festival será um momento importante para o Rio de Janeiro e o Brasil, e é um exemplo da capacidade da música e da cultura em mobilizar pessoas e estimular a reflexão e a ação para fazer uma diferença.