O fim de semana promete chuvas volumosas em várias regiões do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que inclui os estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e Bahia.
Nessa região, as chuvas podem chegar a um volume de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h). Isso pode causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além disso, também estão previstas chuvas com um volume de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar a 60 km/h em áreas como o Acre e Amazonas, sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, bem como no Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Já nas regiões de litoral sul de São Paulo, todo o litoral paranaense e litoral norte de Santa Catarina, o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos é baixo, com chuvas previstas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco.
Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado (23), podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.
É importante lembrar que a chuva pode trazer riscos e incertezas, portanto é fundamental tomar medidas de segurança e estar atento às notícias e alertas emitidos pelas autoridades.