O décimo segundo voo da Operação Raízes do Cedro, conduzida pelo governo federal para repatriar brasileiros e familiares da região de conflito no Líbano, pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP) em Guarulhos (SP) às 4h56 (horário de Brasília) nesta quarta-feira (20).

O voo foi executado pela Força Aérea Brasileira (FAB) utilizando um KC-30 e transportou 204 pessoas, incluindo três bebês e quatro animais de estimação. Com essa missão, a operação atingiu um total de 2.513 pessoas e 33 pets repatriados desde a sua início em 5 de outubro. Isso faz da operação a maior missão de repatriação de brasileiros de uma zona de conflito na história do Brasil.

Na chegada à Guarulhos, a operação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

A Embaixada do Brasil em Beirute, por meio do Itamaraty, segue mantendo contato com brasileiros e familiares para fornecer assistência consular e verificar a necessidade de realizar novos voos de repatriação, dependendo da demanda e das condições de segurança no local. O governo federal também reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e que aqueles que dispõem de recursos procurem deixar o território libanês por meios próprios.

Apesar do aeroporto de Beirute ainda estar em operação, realizando voos diários da Middle East Airlines com destino a Madri, Frankfurt, Londres e Roma, a empresa libanesa priorizará passageiros portadores de passaportes brasileiros em seus voos.

A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e servidores da FAB, além de um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *