Se você está pensando em reformar a sua casa, é hora de listar quais serão suas ações, mesmo que sejam as mais simples, como a instalação de um ralo oculto ou pintura das paredes. Embora sejam reformas pequenas, elas exigem planejamento para não gastar mais do que o necessário.

Neste artigo vamos te dar algumas dicas importantes para evitar contratempos durante a reforma e assim deixar sua casa muito mais bonita. Sendo assim, leia tudo com bastante atenção. Vamos lá?

3 dicas para quem vai fazer pequenas reformas

Pequenas reformas em casa: quais aspectos não podem ser esquecidos
Foto de Cal David

1. Elabore um planejamento

Mesmo que seja uma pequena reforma em casa, elaborar um planejamento de todas as ações que serão realizadas é fundamental para direcionar todo o serviço. Além disso, essa é uma forma segura de evitar gastos excessivos.

Se puder contrate um profissional para te ajudar nessa etapa. Convide-o a visitar sua casa ou apartamento e apresente quais são suas expectativas e necessidades. A grande vantagem das reformas é que você poderá melhorar a funcionalidade dos ambientes.

Por isso, contar com a ajuda de um arquiteto ou mesmo decorador de ambientes fará uma grande diferença, pois a reforma, mesmo simples e pequena, vai deixar sua casa de cara nova.

Caso prefira você mesmo elaborar o planejamento de reforma, veja quais são as necessidades em cada ambiente. Elas podem ser de pintura, troca ou reforma do revestimento, mudança nas instalações hidráulicas ou elétricas, entre outras.

É importante dar atenção especial a paredes e tetos mofados. Na maioria dos casos, isso é resultado de algum tipo de vazamento, que por sua vez pode ser resultante de vazamentos de canos ou telhados.

Peça um profissional para avaliar a situação e descobrir a causa. Pois, nada adianta pintar as paredes, promover pequenas reformas, se a causa não for descoberta e resolvida.

2. Tenha um orçamento definido

Uma das maiores reclamações de quem decide fazer pequenas reformas está inteiramente ligada aos custos. Pois, é muito comum que uma ação leve a outra e a outra, o que ficaria em valor x, acaba ficando 3 vezes mais caro.

Sendo assim, para evitar dores de cabeça é importante definir qual o valor disponível para custear a pequena reforma e não sair do planejamento proposto. A dica é não se deixar levar pela empolgação.

3. Priorize o conforto e a funcionalidade

Deixar a casa com o nosso jeitinho para ser chamado de lar é uma das iniciativas que nos enchem de ânimo e coragem. Afinal de contas, esse é o lugar onde somos acolhidos e gostamos de passar tempo.

Sendo assim, se você está pensando em fazer pequenas reformas, veja o que pode ser feito em cada cômodo para que o ambiente se torne mais confortável, sem abrir mão da funcionalidade.

Para cada espaço é possível que promova pequenas ações que poderão deixá-lo muito melhor para uso. Tanto para o quarto do casal, como das crianças, a ideia principal é deixá-los aconchegantes.

Como estamos falando de pequenas reformas, uma dica é aplicar um papel de parede na cabeceira, isso fará toda a diferença no ambiente. Se ainda não tem, coloque abajures que combinem com a decoração.

Não se esqueça de promover a pintura, caso perceba que as paredes não estão limpas. Essas reformas são simples, mas farão uma diferença enorme no ambiente.

A ideia da pintura vale para a casa toda. Mas na sala você pode acrescentar um aparador, plantas ornamentais e cortinas com cores claras. Elas conferem um ar mais clean e deixam o ambiente muito mais gostoso.

Para a cozinha, o uso de plantas também é uma ideia que vai contribuir com a decoração. No entanto, quando falamos em reforma, essa é a oportunidade de conferir se as torneiras estão funcionando corretamente, bem como a rede de escoamento da água da pia.

Verifique as condições do revestimento, uma dica é pintar o rejunte. A simples mudança de tonalidade, já confere um novo visual na cozinha. Alguns móveis também podem ser pintados e renovados, como parte das pequenas reformas da casa.

Os cuidados com o acabamento e o sistema de escoamento devem se repetir no banheiro. A substituição do ralo tradicional por um ralo invisível é uma das melhores alternativas para garantir um piso sempre seco. Sem contar que reduz a ocorrência de quedas.

Conclusão

Promover pequenas reformas pode ser algo muito mais prazeroso do que você imagina. Além disso, se houver um bom projeto, todas as ações serão direcionadas, o que otimiza o tempo e reduz as despesas.

A contratação de um profissional em todas as etapas é muito importante, pois contribui para a realização de um serviço de qualidade, sem gastos excessivos e com os resultados que você esperava.

Certamente, com essas 3 dicas apresentadas nesse artigo será muito mais fácil promover a reforma que você precisa para deixar sua casa com um visual muito mais bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.