Por mais que hoje em dia as coisas estejam mais digitais do que nunca, é fato que a caneta e o papel continuam fazendo parte de nossas vidas, principalmente para os amantes de escrita e papelaria, é claro. Com muitos modelos disponíveis de canetas, feitas com injeção plástica, é comum ficar perdido na hora de escolher a sua.

É importante deixar claro que existem diversos pontos para considerar na hora de escolher sua caneta, como tipo de tinta, largura, finalidade da escrita ou desenho, tipo de papel, etc. Inclusive, sabia que você pode ficar com a mão cansada não pelo tanto que escreve, mas pela caneta? Graças à tecnologia e os moldes de injeção, hoje em dia existem muitas opções para te ajudar a render mais na escrita ou desenho.

Então, foi justamente pensando nisso que preparamos o post de hoje para falar sobre os diferentes tipos de caneta. Vamos lá?

Quais os diferentes tipos de canetas existentes?
Foto de Suzy Hazelwood

1. Caneta esferográfica

Esse é o modelo mais comum e tradicional de caneta, sendo criada para tornar a escrita mais simples e prática no dia a dia. Ela tem uma pequena esfera em sua ponta, que conforme deslizamos sobre o papel, distribui sua tinta por ele. Sua tinta é à base de óleo, fazendo com que seja muito durável, não manchando o papel. Ela é a melhor opção para anotações diversas, para estudantes e para o trabalho, visto que é bastante confortável e não exige tanta pressão sobre o papel.

2. Caneta gel

Na caneta gel, a tinta é mais aguada e conta com uma grande variedade de cores. Inclusive, elas são famosas desde quando somos crianças, visto que podem ter cheirinho de frutas e até mesmo glitter, deixando suas anotações e os desenhos das crianças mais divertidos. Além disso, é uma boa opção para escrita, permitindo que a mão deslize de forma suave sobre o papel. Contudo, é fundamental deixá-la sempre tampada para garantir sua durabilidade e eficácia ao longo do tempo.

3. Caneta rollerball

A caneta rollerball, também conhecida como porosa, tem tinta à base de água e pode ser encontrada nos mais diferentes modelos, formatos e cores. Ela pode até mesmo ser confundida com a esferográfica. No entanto, sua ponta é mais fina, o que contribui para uma escrita mais bonita. Além disso, outra diferença muito importante é que a caneta rollerball possui tinta à base de água, deixando a escrita mais suave. Contudo, ela solta mais tinta e por isso tem vida útil menor.

4. Caneta tinteiro

Esse com certeza é o modelo mais clássico e refinado. Em boa parte dos casos, ela é utilizada por profissionais de caligrafia e desenho técnico, visto que oferece maior precisão e uma escrita mais leve. Esse modelo é feito com materiais mais nobres e é mais caro, visto que quando usado da maneira correta, pode durar para sempre. Afinal, tudo o que você precisa fazer é substituir o reservatório interno de tinta.

5. Fine Pen

Por fim, a conhecida caneta de ponta fina, costuma ter sua ponta com uma estrutura de feltro ou de esfera, que permite um traço fino, mas sem perder a intensidade da cor. Além disso, tem um formato mais ergonômico, promovendo maior conforto na hora de escrever. Ela é bastante versátil, ou seja, indicada para as mais diferentes necessidades, visto que pode promover diferentes tipos de acabamentos. Portanto, seja você estudante, goste de escrever ou trabalhe em escritório, esse tipo de caneta com certeza irá te satisfazer.

Como escolher a caneta ideal?

É importante deixar claro que não existe uma caneta melhor do que a outra, mas sim aquela que mais irá atender às suas necessidades do dia a dia e objetivos. Sendo assim, mais do que comprar canetas bonitas, você deve considerar seus gostos pessoais, demandas do dia a dia e entender qual mais se encaixa. Uma boa dica é fazer alguns testes na papelaria antes de comprar, pois assim terá mais certeza.

Então, agora que você conhece os diferentes tipos de caneta e o que considerar na hora de escolher a sua, já pode sair às compras. Temos certeza que depois de entender mais sobre esse universo, seus dias de escrita e desenho serão muito mais práticos, agradáveis e leves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.