A região Sul do Brasil pode ser atingida por tempestades nos próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Novas áreas de instabilidade estão previstas entre sexta-feira (13) e domingo (15), com rajadas de vento, pancadas de chuva e condições para granizo.
De acordo com o Inmet, a formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica está causando a instabilidade, que poderá dar origem a um ciclone extratropical próximo da costa do Rio Grande do Sul. As áreas mais afetadas serão o sul e leste gaúcho, com condições para rajadas de vento superiores a 60 km/h e pancadas de chuva fortes.
É importante que a população esteja atenta aos comunicados dos serviços de Defesa Civil de sua cidade e ao sistema de alertas de desastres de grande perigo da Defesa Civil Nacional. O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos para a população que estiver em área de risco potencial.
O sistema de alerta é automático e não é necessário fazer cadastro prévio para receber as informações de autoproteção. Os alertas são disparados pelas defesas civis de estados e municípios para a população em área com cobertura de rede 4G ou 5G e com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e outras situações.
É fundamental que a população esteja bem preparada para enfrentar esses eventos climáticos adversos. O Inmet continuarão monitorando a situação e emitindo alertas se necessário. Além disso, é importante que as pessoas sejam lembradas de que os demais mecanismos de comunicação, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, ainda estarão disponíveis para alertas de desastres de menor intensidade.