Está prevista uma onda de frio no estado de São Paulo entre os dias 11 e 14 de junho. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta para baixas temperaturas, com mínimas que variam de acordo com a região.
As regiões mais frias serão a Serra da Mantiqueira, com temperaturas mínimas de 2°C e possibilidade de geadas, e as regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Itapeva, Campinas e Sorocaba, com mínimas de 8°C. Já a Região Metropolitana da capital paulista, incluindo cidades como Bauru, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, registrarão mínimas de 9°C.
Outras regiões do estado, como Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto e o Litoral Norte, devem registrar mínimas de 11°C, enquanto a Baixada Santista deve ter mínimas de 13°C.
Diante desse cenário, a Defesa Civil está recomendando cuidados especiais com idosos, crianças e pessoas em situação de rua, além de orientar a população a não acender fogueiras ou improvisar sistemas de aquecimento em ambientes fechados, devido ao risco de intoxicação. Além disso, a Defesa Civil está pedindo que a população acolha animais abandonados.
Nesta segunda-feira (9), as cidades que registraram as menores temperaturas no estado foram Campos do Jordão-SP (11°C) e São Luís do Paraitinga (13,4°C).
Para ajudar a população mais vulnerável, a Prefeitura de São Paulo está reativando a Operação Baixas Temperaturas, que inclui a instalação de dez tendas de acolhimento em cinco regiões da cidade. As tendas funcionarão das 18h à 0h e oferecerão alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água.
Além disso, o Abrigo Solidário na Estação Pedro II será ativado a partir desta terça-feira (10) e funcionará durante quatro dias, das 19h às 8h, até a manhã de sábado (14). O espaço oferecerá acolhimento emergencial às pessoas em situação de rua.
As tendas de acolhimento estarão instaladas nos seguintes locais:
* Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
* Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
* Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB s/n°) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
* Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
* Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/nº – esquina com Guaicurus)
É importante que a população esteja preparada para o frio e tome medidas para se proteger e proteger os mais vulneráveis. Além disso, é fundamental que a população colabore com as autoridades e siga as orientações da Defesa Civil e da Prefeitura de São Paulo para minimizar os efeitos da onda de frio.