A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta sobre a chegada de uma frente fria que pode causar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h em várias regiões do estado. A mudança no tempo está prevista para ocorrer entre domingo (9) e segunda-feira (10).

As regiões que apresentam risco alto de chuvas são a Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, além de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília. As regiões que apresentam risco moderado são Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.

O diretor do Núcleo de Situação de Anormalidade da Defesa Civil, Capitão Policial Militar Rodrigo Fiorentini, considera que o cenário para os próximos dias é alarmante. Ele pede à população que fique atenta aos alertas e que os municípios dêem atenção maior às ações de prevenção e proteção do cidadão.

Diante da previsão meteorológica, a Defesa Civil montará o Gabinete de Crise, a partir de 18h de domingo, com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios. O objetivo é garantir uma resposta pronta a possíveis estragos causados pelos temporais.

Além disso, o estado de São Paulo ainda enfrenta um caloro extremo, com temperaturas que podem superar os 37°C em algumas regiões, incluindo a capital, que pode atingir 35°C. A Defesa Civil estadual emitiu, pela primeira vez, um alerta severo para onda de calor, recomendando que a população se mantenha hidratada, beba água regularmente e evite a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, bem como tenha cuidados especiais com crianças e idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *