Para que Belém, a capital do Pará, tenha melhores condições para receber a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a hidrelétrica Itaipu Binacional vai investir R$ 1,3 bilhão na cidade.  

É o que preveem três convênios assinados nesta segunda-feira (6), em Brasília, entre a Itaipu e os governos federal, estadual e municipal. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, onde as autoridades se solidarizaram com as vítimas das chuvas intensas que impactam o Rio Grande do Sul.  

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou a produção de energia limpa como prioridade da companhia e a importância do debate sobre emergência climática.  

“Nossa missão tem sido a de fornecer energia de alta qualidade, acessível e em consonância com os princípios da sustentabilidade ambiental e em prol do desenvolvimento social. Hoje, mais do que nunca, reconhecemos a urgência em intensificar nossos esforços, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. As recentes tragédias, decorrentes das enchentes no estado do Rio Grande do Sul, servem como um alerta contundente das consequências devastadoras do desequilíbrio climático”.

O governador do Pará, Helder Barbalho, agradeceu o presidente Lula pela indicação de Belém como candidata a sediar a COP 30, em 2025. Segundo ele, o evento vai debater problemas que já afetam a população mundial.  

“O que nós estamos assistindo, infelizmente, é mais uma repercussão das mudanças do clima. E será exatamente esta a agenda que Belém será sede no próximo ano. É debater as urgências climáticas, as mudanças recorrentes que o meio ambiente vem sofrendo e suas consequências, trazer a oportunidade desta agenda, pela primeira vez, acontecer na floresta, na Amazônia. Ao me solidarizar com o povo gaúcho todos nós temos a compreensão de que, o que acontece hoje no Rio Grande do Sul, poderia estar acontecendo em qualquer unidade da nossa Federação”.

De acordo com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, as obras na capital paraense já iniciaram e os investimentos da Itaipu vão dar mais corpo às melhorias para toda a população.  

“As obras sob responsabilidade da prefeitura de Belém para a COP 30 estão entre as mais adiantadas no cronograma de entregas. A assinatura desse convênio vem, portanto, coroar e dar maior força às significativas transformações já em andamento em nossa cidade. Novas portas se abrem em Belém , com novas oportunidades para todos e todas, especialmente os mais pobres”.

Os mais de R$ 1 bilhão vão ser aplicados na execução de três convênios: um com a secretaria de obras públicas do estado do Pará para melhorar a infraestrutura viária, rede coletora de esgoto e equipamentos de controle de tráfego. O segundo convênio é para a implantação do Parque Urbano Igarapé São Joaquim, com diversos projetos de melhorias, além da reforma e revitalização de um dos principais pontos turísticos de Belém, o Complexo Ver-o-Peso, onde fica um dos mercados mais antigos do Brasil.  

Outro convênio é para a criação de uma “metodologia para a gestão de resíduos sólidos, ações de educação ambiental e de inovação em biotecnologia”.  

Lembrando que a Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU vai ocorrer em novembro do ano que vem, em Belém. O evento reúne a cada ano lideranças mundiais para discutir como conter o aquecimento global e como criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta. A edição deste ano vai ser no Azerbaijão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.