Algumas capivaras da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, foram avistadas com ferimentos. Moradores da região notaram as lesões e denunciaram, cogitando que os animais tivessem sido apedrejados, porém, em outras ocasiões o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres teve ocorrências parecidas, quase todas com ferimentos causados por disputa de território.

As capivaras são conhecidas como animais territorialistas e os machos por serem brigões. Dessa vez, as capivaras Armando e Judite foram os feridos. O macho está ferido há um mês, mas a patrulha ambiental ainda não conseguiu capturá-lo, e a fêmea ainda não foi vista novamente na região. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, a população de capivaras na Lagoa diminuiu nos últimos anos. 

Em março, a capivara Margarida foi encontrada morta no mangue e retirada por uma equipe da Comlurb. De acordo com Moscatelli, alguns moradores relataram que Margarida foi apedrejada e machucada, fugindo para o mangue se afogando. Margarida já havia sido vítima em outros episódios. Caso encontre algum animal silvestre que esteja com sua vida em risco ou tenha uma denúncia a fazer, ligue para a Secretaria Municipal Clima e Tempo, usando o disque 1746. 

* Com supervisão de Léo Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.