O incêndio no Parque Nacional do Itatiaia chega a uma semana e é alvo de uma investigação do Ministério Público Federal. O fogo teria começado num treinamento da Aman, Academia Militar das Agulhas Negras do Exército (Aman).
De acordo com o MP, foram feitas 20 representações que levaram à abertura do procedimento, que deve ser concluído em até 30 dias. A nota enviada afirma que estão sendo colhidas informações iniciais para justificar a instalação de investigações tanto na esfera cível quanto criminal.
Além disso, inquéritos administrativos também estão sendo realizadas no âmbito do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e da Aman.
O Exército afirmou que o incêndio teve início durante o treinamento de 415 cadetes da Aman na parte alta do parque. A Força, no entanto, disse não saber o que teria causado o fogo.
Cerca de 300 hectares do Parque Nacional foram queimados. O último foco ativo do incêndio está controlado e cercado, mas ainda não foi extinto. No momento, há 21 combatentes que permanecerão trabalhando por terra até a completa extinção do incêndio, disse o ICMBio.
Por segurança, a equipe do Itatiaia vai manter a parte alta do parque fechada até domingo. A parte baixa continua recebendo os visitantes normalmente.