Parece que o tempo está virando no Nordeste. Até sexta-feira uma grande quantidade de chuvas deve cair em todos os 9 estados da região, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O último boletim do Instituto aponta que áreas de instabilidade, com chuva intensa, vão atingir principalmente as regiões do centro-sul da Bahia, partes do Maranhão e do Piauí. Os volumes mais intensos são esperados pela madrugada e em locais pontuais a chuva pode superar 100 milímetros em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia e sobre o Recôncavo Baiano.
Até esta quarta-feira (20) o alerta da cor laranja é de perigo por causa das tempestades em todo o norte de Minas Gerais e centro-sul da Bahia. Há risco de corte de energia elétrica, estragos nas plantações, queda de árvores e alagamentos.
Vale lembrar que por causa das chuvas, no fim de 2021 e início de 2022, mais de 20 pessoas morreram na Bahia e Minas Gerais e mais de 30 mil ficaram sem ter onde morar. Várias cidades, como Itabuna ficaram, debaixo d’água.
De acordo com o Inmet as tempestades de agora são causadas por ventos mais altos que empurram o ar frio da atmosfera para baixo na superfície. Esse ar se junta a um sistema frontal no oceano Atlântico aumentando a umidade e gerando chuvas acima do normal.