O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o emprego da Força Nacional, em apoio a Polícia Federal, na região de fronteira e em aldeias indígenas situadas no cones sul do estado do Mato Grosso do Sul. A portaria foi publicada no diário oficial nesta terça-feira (19).

Os agentes devem atuar na área pelos próximos 3 meses. A operação terá apoio logístico da Polícia Federal que vai dar a infraestrutura necessária para a Força Nacional. A atuação dos agentes deve ser articulada com órgãos de segurança pública do Mato Grosso do Sul.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário, indígenas guarani-caioá ocuparam de volta, no último sábado, uma área de mata da terra indígena em Iguatemi Peguá, invadida por fazendeiros. O grupo de 30 indígenas ocupantes foi atacado por seguranças armados dessa fazenda, que fica localizada inteiramente dentro da terra indígena, no município de Iguatemi, região sul do Mato Grosso do Sul.

Os indígenas pedem a conclusão da demarcação da terra indígena. Em 2013, o território foi delimitado com mais de 40 mil hectares, mas, de acordo com o Conselho Indigenista, atualmente a comunidade de 1,7 mil pessoas está em apenas 100 hectares, cercados por pastos e eucaliptos.

Neste ano o Ministério da Justiça já havia autorizado, em junho, o envio da Força Nacional para atuar nos territórios indígenas do Mato Grosso do Sul e regiões de fronteira com o Paraguai. Na ocasião a medida atendeu uma decisão da Justiça Federal para proteção preventiva da posse das terras indígenas do Cone Sul do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.