A cidade de Maricá, na região metropolitana do Rio, é um dos cinco municípios brasileiros selecionados para participar de projeto internacional de alimentação urbana. O “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares” é uma troca de experiências entre as cidades do Brasil e da União Europeia para fortalecer os sistemas alimentares urbanos.

A iniciativa começa em janeiro com encontros virtuais. Além de Maricá, única cidade do sudeste selecionada, também participam Santarém (PA), Rio Branco (AC), Curitiba (PR), Recife (PE) e três municípios europeus que ainda serão definidos.

A gestão municipal de Maricá tem vários projetos agroecológicos que serão apresentados nas reuniões. Entre eles estão as hortas comunitárias, a fábrica de desidratados, a Fazenda Pública Municipal Joaquin Piñero, o Restaurante Municipal Mauro Alemão e a moeda social Mumbuca.

Em maio está previsto um encontro na Europa com os municípios escolhidos e em agosto será apresentado o resultado final do projeto, que é desenvolvido pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e diversos apoiadores.

Os participantes vão fazer estudos de casos com as cidades para desenvolver as políticas públicas com base nas diretrizes do Pacto de Milão, do qual Maricá também também participa. O Pacto de Milão é um dos mais importantes fóruns mundiais sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. A 8ª edição do Fórum Global foi realizado em outubro no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.