Começou nesta quinta-feira (11) e segue até esta sexta, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal. A edição de número 27 do evento acontece em Rio Branco (AC) e reúne representantes dos governos dos nove estados brasileiros que têm floresta amazônica: os sete da região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão.

Marcelo Silva do Amaral Brito, Secretário Executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, explica que o Fórum é mais uma oportunidade prática para pensar os desafios em conjunto, para além das fronteiras estaduais. 

“Problema do Acre, não termina em Rondônia. O do Amazonas não termina na divisa com Roraima. O do Pará, não termina na divisa com Maranhão. Os problemas são da Amazônia. Mas depende de nós mostrarmos que essa importância não é somente florestal. Ela é cultural. Ela é na produção de alimentos. Ela é na agricultura. Ela é na mineração. Ela é na logística. Ela é na gente desse povo. A gente fala muito de floresta e fala pouco da gente da Amazônia”. 

Além dos governadores, pelo menos 54 secretários estaduais das mais variadas pastas vão discutir a aplicação de recursos do Fundo Amazônia e planos que atenuem os efeitos das mudanças climáticas na região. 

Combate às queimadas, aos desmatamentos e a crimes transfronteiriços também serão temas da agenda do Fórum. Ainda faz parte da programação, a troca de experiências, principalmente as soluções inovadoras e sustentáveis, que associam o desenvolvimento econômico e social, aliados à preservação ambiental e respeito às comunidades locais da maior floresta tropical do mundo. 

O anfitrião do evento, o governador do Acre, Gladson Cameli, falou da importância de fortalecer projetos conjuntos para a Amazônia Legal.

“E nós precisamos, cada governante estarmos unidos. Como, por exemplo, o Nordeste, em que a bancada governante sempre se une para defender as pautas que aquela região precisa perante o governo federal. E o Norte está adotando dessa mesma filosofia, dessa mesma tática de estar unidos. Não só os governadores, mas toda classe política, presidentes de assembleias. O Poder Judiciário, por exemplo, da região, estará todo aqui essa semana, para que a gente defenda os interesses da nossa realidade”. 

Os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças do Clima; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; representam o governo federal na agenda de debates e acordos durante os dois dias de fórum. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.