O Ministério de Minas e Energia informou, nessa sexta-feira, que o Ibama concedeu licença ambiental para a Petrobras perfurar poços no segmento da Bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte.

Segundo comunicado do ministério, a licença é para pesquisar a capacidade de produção de petróleo e gás na região. As reservas estimadas são de 2 bilhões de barris de óleo.

De acordo com o Ibama, a assinatura da licença deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia dois de outubro.

Em nota, a Petrobras informou, neste sábado, que recebeu a Guia de Recolhimento do Ibama que precede a emissão da licença ambiental para perfuração de dois poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar. E que a previsão é receber o documento na segunda-feira, após a conclusão de procedimentos administrativos.

A pesquisa exploratória, segundo a Petrobras, terá início já em outubro e visa obter informações geológicas para avaliar a viabilidade econômica e a extensão da descoberta de petróleo realizada em 2013 no poço de Pitu. Não há produção de petróleo nessa fase.

A Margem Equatorial abrange cinco bacias em alto-mar, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. Em maio deste ano, o Ibama negou licença para a Bacia da Foz do Amazonas, no Amapá, por inconsistências técnicas.

Nessa sexta-feira, após a posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu a exploração de blocos da Margem Equatorial, inclusive na Foz do Amazonas, onde apenas um bloco pode conter 5 bilhões e 600 milhões de barris de petróleo.

Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.