A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (13) que a situação da seca no Amazonas é perigosa e que o Brasil está numa “emergência climática”. O estado vive forte estiagem com aumento dos focos de queimadas em outubro, cenário agravado pelo fenômeno do El Niño. 

Ela anunciou o reforço de mais 149 brigadistas para combater os incêndios no estado. E pediu que a população pare de fazer queimadas.  

Segundo dados do Inpe, os primeiros 12 dias de outubro tiveram mais de 2.770 focos de incêndio no Amazonas, maior número para o mês desde 1998, início da série histórica.  

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, diz que os focos estão principalmente na fronteira do desmatamento, no sul do estado, e no entorno de Manaus. Municípios de Careiro e Altazes chamam mais atenção. 

Na região de Careiro, uma mulher postou na internet que a balsa que tenta atravessar o rio Amazonas não consegue atracar pela falta de visão.  

Segundo a prefeitura de Manaus, quase toda a fumaça é produzida fora da cidade e o assunto será discutido com a Associação de Municípios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.