Agentes da Polícia Federal apreenderam, nesta quinta-feira, animais marinhos ameaçados de extinção, durante a Operação Aquarium, desencadeada na cidade de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, para reprimir o comércio ilegal desses animais.

Segundo a PF, os animais podem ser provenientes da Reserva Extrativista Marinha, em Arraial do Cabo, também na Região dos Lagos, e serão soltos na unidade de conservação ambiental.

Na operação de hoje, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão contra uma empresa investigada por comercializar ilegalmente animais marinhos em risco de extinção.

A Polícia Federal informou que a investigação começou após receber um relatório de fiscalização do Ibama, com informações de uma vistoria realizada anteriormente em carga de animais marinhos, no galpão de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém.

A carga continha 22 peixes ornamentais de diversas espécies, tendo como local de embarque o Aeroporto Santos Dumont e destino final a capital do Pará.

Ainda de acordo com a PF, a carga havia sido comercializada por uma empresa sediada em São Pedro da Aldeia, com foco na venda de peixes ornamentais para o exterior.

A fiscalização constatou que a nota fiscal apresentada pela referida empresa naquela época estava em desacordo com os animais efetivamente enviados, dentre eles, uma estrela-do-mar. Todos chegaram mortos à capital paraense.

A proprietária da empresa já havia sido investigada e indiciada em 2020 por comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção, sendo que ela manteve a prática ilícita mesmo após o seu indiciamento.

A ação policial desta quinta-feira contou com o apoio do ICMBio, que auxiliou na identificação das espécies, bem como na averiguação da procedência dos animais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.