A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (8) a Operação Estopim, de combate à pesca com uso de explosivos, na Baía de Todos os Santos. Foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão, na capital baiana, Salvador, e três mandados de prisão preventiva.

A Polícia Federal identificou que os investigados, apesar de já terem sido flagrados praticando o delito, continuavam em associação criminosa utilizando explosivos por toda a costa da cidade baixa, destruindo o ecossistema local, danificando residências e causando riscos a banhistas e mergulhadores.

O oceanógrafo e doutor em Geologia Marinha, Leonardo Gonçalves, fala dos malefícios para o ecossistema marinho. 

A prática ilegal da pesca com explosivos prejudica a atividade pesqueira artesanal, em razão da interrupção do desenvolvimento do ciclo de vida da fauna.

Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da capital baiana. Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, posse de artefatos explosivos e pesca mediante a sua utilização. As penas, somadas, podem chegar a 14 anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.