O petróleo é um produto natural que se forma a partir da decomposição de animais e vegetais marinhos. Ele é extraído do solo e refinado para produzir diversos outros produtos, como gasolina, querosene e asfalto. O petróleo também é usado na fabricação de plásticos, fibras sintéticas, tintas e vernizes.

Toda essa versatilidade permite os mais variados usos para o petróleo. Por isso, neste artigo, você vai conhecer 7 produtos inesperados que são feitos a partir do petróleo. Vamos descobrir?

O que é petróleo?

7 produtos feitos com petróleo que você não esperava
Photo by Grant Durr on Unsplash

Antes de começarmos, você precisa saber o que exatamente é o petróleo.

O petróleo é uma substância líquida viscosa e escura, geralmente encontrada no subsolo, resultado da mistura de vários compostos orgânicos.

É composto também por uma mistura de hidrocarbonetos, que são moléculas que contêm apenas carbono e hidrogênio. É um combustível fóssil natural que, quando queimado, libera energia.

O petróleo é amplamente utilizado na indústria moderna e pode ser refinado para produzir diversos produtos, como gasolina, óleo diesel e querosene.

Também é um importante insumo na fabricação de plásticos, fibras sintéticas e outros materiais.

Quais os riscos do petróleo?

O petróleo é um produto perigoso e, se não for manipulado adequadamente, pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente.

Alguns dos riscos associados ao manuseio de petróleo incluem:

Derramamentos e vazamentos de petróleo

Um derramamento de petróleo pode causar sérios danos ambientais, além de comprometer a qualidade da água e do ar.

Esses acidentes também podem afetar a saúde humana, especialmente se as pessoas inalam ou entram em contato com o produto.

Explosões e incêndios

O petróleo é altamente inflamável e, se não for manipulado adequadamente, pode causar explosões e incêndios.

Esses incidentes podem causar danos significativos às pessoas e ao meio ambiente.

A manipulação de petróleo envolve várias etapas, desde a extração do produto até o seu transporte e armazenamento.

Todos estes processos são regulados pela norma regulamentadora nº 20. A principal preocupação desta norma é assegurar a segurança do trabalhador durante a execução de trabalhos que envolvam combustíveis e líquidos inflamáveis.

A NR 20 estabelece os requisitos mínimos para todas essas atividades, garantindo assim a proteção de toda a equipe e das instalações envolvidas.

Por isso, qualquer pessoa que lida com o petróleo em qualquer uma de suas etapas, deve contar com o treinamento NR20 e capacitação NR20.

Liberação de gases tóxicos e poluentes

Outro risco do petróleo é quando ocorre a queima da substância, já que pode liberar gases tóxicos e poluentes para a atmosfera.

Contaminação do solo e da água

O petróleo pode contaminar o solo e a água, comprometendo a qualidade do meio ambiente. Além disso, a contaminação do solo e da água também pode afetar negativamente a saúde humana.

7 produtos feitos com petróleo que você não esperava

1. Medicamentos e suplementos vitamínicos

Os medicamentos e suplementos vitamínicos são feitos com petróleo? Sim!

O petróleo é usado na fabricação de vários medicamentos e suplementos vitamínicos.

Por exemplo, a vitamina D3 é feita a partir do ácido clorofórmico, um produto derivado do petróleo.

O ácido clorofórmico também é usado na fabricação de outros medicamentos, como anestésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Alguns suplementos vitamínicos também contém ingredientes derivados do petróleo, como o óleo mineral e o beta-caroteno.

Algumas outras substâncias químicas derivadas do petróleo são: ácido ascórbico, acetato de cálcio, cloreto de magnésio, sulfato de manganês, óxido de zinco, entre outros.

2. Margarina

A popular margarina, que ocupa a mesa de praticamente todos os brasileiros, é sim feita a partir de óleos vegetais parcialmente hidrogenados.

Isso quer dizer que são óleos que foram tratados com hidrogênio para ficarem mais sólidos.

Esse processo é chamado de hidrogenação e é feito com o uso de catalisadores metálicos, que podem ser feitos a partir do petróleo.

3. Fertilizantes

Os fertilizantes são usados para aumentar a produtividade das plantas e ajudam a manter as plantas saudáveis.

O que você provavelmente não sabia é que os fertilizantes são feitos com uma variedade de ingredientes, incluindo nitrogênio, fósforo e potássio.

Alguns fertilizantes também contêm enxofre, cloro e outros elementos químicos, incluindo a amônia, utilizada para produção de fertilizantes nitrogenados e que é um produto petroquímico.

4. Batatas chips

Sabe aquelas tradicionais batatas que você costuma comprar no mercado perto da sua casa? Pois é, elas também podem conter petróleo!

Isso porque as batatas chips são fritas em óleo vegetal, que pode conter aditivos derivados do petróleo, como o agente antiumectante diatomácea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.