Os últimos oito anos caminham para serem os oito mais quentes já registrados, de acordo com o relatório provisório sobre o clima global em 2022 da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O estudo foi apresentado no primeiro dia da 27ª edição da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece no Egito.

A temperatura média global neste ano é estimada em cerca de 1,15°C acima da média pré-industrial de 1850 a 1900, período usado de base no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão tão altos que vai ser difícil alcançar a meta de limitar a 1,5°C o aumento da temperatura, previsto no Acordo de Paris. O relatório apontou que eventos extremos afetaram milhões de pessoas e custaram bilhões de dólares em 2022.

Na África Oriental, a chuva está abaixo da média em quatro estações chuvosas consecutivas, a mais longa em 40 anos. Estima-se que entre 18 e 19 milhões de pessoas enfrentaram crise alimentar. Chuvas recordes em julho e agosto levaram a grandes inundações no Paquistão, com pelo menos 1,7 mil mortes. Grande parte do hemisfério norte, incluindo China e Europa, tiveram períodos quentes e secos.

Os dados de temperatura usados no relatório provisório vão até setembro. A versão final será lançada em abril do ano que vem.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.