As tempestades previstas para os próximos dias devem afetar de forma mais drástica os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, de acordo com os órgãos de monitoramento de condições climáticas e prevenção de desastres.

Em uma coletiva conjunta nesta sexta-feira, a coordenadora-geral do Instituto Nacional de Meteorologia, Marcia Seabra, disse que as condições de tempo precursoras dessas tempestades já estão sendo vistas no Paraná e em São Paulo e podem provocar chuva forte com descargas elétricas e granizo já na próxima madrugada.

As previsões do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que essas chuvas devem chegar a um acumulado médio de 100 milímetros, o que não é uma medição incomum, mas o suficiente para causar desastres. No estado do Rio de Janeiro a situação é muito mais preocupante, de acordo com o coordenador-geral do Cemaden, Marcelo Seluchi, e o acumulado deve chegar a 200 milímetros.

Mas no estado de São Paulo Seluchi alerta que os desastres podem ocorrer mais rapidamente. De acordo com o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, todas os órgãos de prevenção e defesa civil que atuam nas áreas que devem ser atingidas já estão em alerta.

A Marinha do Brasil também emitiu alerta de ressaca para as áreas costeiras, que podem ter ondas de até 2 metros e meio de altura. Não é recomendado navegar ou entrar no mar durante esse período, e nem mesmo ficar nas regiões de orla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.