Ano novo, vida nova! É fato que nos primeiros meses do ano, as pessoas ficam mais motivadas para fazer coisas novas, a fim de eliminar tudo aquilo que é desnecessário ou que já não faz mais parte de sua vida atual. Nesse sentido, muitos decidem alugar uma nova casa ou apartamento com a imobiliária, mudar de cidade, entre outras mudanças mais drásticas. Entretanto, algo que também pode fazer muito bem para os indivíduos é fazer uma boa limpa no guarda-roupa.

Entretanto, é comum que as pessoas fiquem perdidas na hora de colocar em prática essa tarefa. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicar importantes e que com certeza irão facilitar a limpa do armário. E então, preparado?

Tenha uma periodicidade

8 dicas para fazer uma limpa no guarda-roupa
Ketut Subiyanto

O primeiro ponto é que, por mais que você espere o final ou começo do ano para fazer uma limpa em seu guarda-roupa, o ideal é manter uma certa frequência ao longo do ano. Isso porque, dessa forma você consegue manter a organização de suas peças, promovendo um fluxo adequado para o armário. Com isso, permite que novos itens entrem e possam ser usados, sem acumular. Além disso, consegue doar roupas em bom estado de conservação.

Tire todas as peças do armário

Depois de entender sobre a periodicidade, é hora de esvaziar o armário, tirando rodas as roupas de dentro dele. Assim, você terá muito mais noção do que realmente possui e do tamanho de seu guarda-roupa. Em seguida, higienize o móvel com um produto de limpeza específico.

Agora, é hora de começar a triagem das peças, sendo esse o ponto mais importante. Portanto, em vez de separar o que não quer, comece devolvendo para o guarda-roupa aquilo que mais usa.

Separe as pilhas

Em seguida, separe as pilhas de roupas, entre aquilo que você vai ficar, o que está em dúvida e o que não quer mais. Em relação às que ainda têm dúvida, você deve colocar em prática as próximas dicas que vamos passar. Mas, caso realmente não consiga se decidir, pode deixá-las separadas no armário por um ou dois meses. Então, se realmente não utilizar, pode colocar para doação ou vender.

Considere o estado da roupa

Outra dica importante é observar o estado de conservação da peça. Essa é uma tarefa bem complicada, pois temos peças que usamos com muita frequência, mas que acabam ficando desgastadas e mostram que é hora de desapegar. Portanto, se uma blusa que você adora já está com manchas, mais larga ou rasgada, é hora de saber dar tchau para abrir espaço para o novo. Inclusive, pode até mesmo ser uma blusa igual ou parecida.

Pense em quantos looks consegue montar

Existem ainda aquelas peças que amamos na loja, mas que quando chegamos em casa, não conseguimos combinar com nenhuma outra do armário. Como consequência, ela acaba ficando parada e sem nenhuma utilidade. Sendo assim, quando estiver em dúvida sobre ficar ou não com determinado item, pense em quantos looks você consegue montar com ele, lembrando que o ideal é pelo menos 4 composições. Aqui, é hora de colocar a criatividade para funcionar.

Analise seu estilo atual

É fato que de tempos em tempos nosso estilo passa por algumas mudanças, seja pelo emprego, momento da vida ou tendências atuais que deseja aproveitar. Sendo assim, é nessa hora que você deve ter um olhar mais crítico para suas peças. Afinal, por mais que ame determinado item, pode ser que ele já não faça mais parte de sua rotina e dia a dia. Sendo assim, é hora de se desfazer da peça.

Lembre-se da última vez que utilizou o item

Esse é um critério bastante útil para colocar em prática na hora de decidir entre as peças que ficam e as que vão embora. O ideal, portanto, é analisar quando foi a última vez que utilizou a peça, sendo que ela deve ter sido usada, pelo menos uma vez, no último mês. Obviamente, isso não cabe para itens mais sofisticados, como vestidos de festa, mas sim para aqueles do dia a dia.

Decida o que fazer com o que não quer mais

Então, depois de decidir o que fica e o que vai embora, é hora de decidir o que fazer com as peças. Você pode fazer um bazar para fazer renda extra ou doar as roupas. Contudo, vale lembrar que se quiser doar, é importante que as peças estejam em bom estado de conservação. Caso contrário, o ideal é que sejam jogadas fora.

Então, agora que você tem todas as dicas de como fazer uma limpa no guarda-roupa, já é hora de colocá-las em prática. Mas, lembre-se que essa tarefa pode e deve ser feita com certa periodicidade e não apenas uma vez por ano. Dessa forma, você aumenta o fluxo de seu guarda-roupa, garantindo que ele esteja sempre bem organizado e pronto para receber itens novos, sem acumular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.